Sessão de cinema integrada no programa das comemorações do Dia Internacional da Mulher, concebido no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
O documentário é seguido de um debate com as mulheres que o criaram e uma mulher ligada às artes do concelho do Seixal.
De Irina Pampim e Cecília Honório, Documentário, Portugal, 2022.
Classificação etária: M/ 12 anos.
Duração: 45 minutos.
O julgamento das «Três Marias» foi o primeiro momento do movimento feminista português com projeção internacional. Agitou as águas estagnadas da ditadura e foi um grito ensurdecedor para o mundo.
Que impacto teve a obra pela qual foram julgadas? Quão diferentes são as nossas vidas hoje?
No 50.º aniversário do livro, o documentário «Novíssimas Cartas Portuguesas» celebra a obra, a coragem e as mulheres. Todas as mulheres.
O documentário volta às protagonistas iniciais com entrevistas inéditas a Maria Teresa Horta, Helena Neves ou Ana Campos e discute as novas fronteiras do que é ser mulher, entrevistando Rita Rato, Sara Barros Leitão, mulheres transexuais, mulheres negras e jovens.
«Novíssimas Cartas Portuguesas», um documentário da produtora Irina Pampim e da professora Cecília Honório, traz ainda um olhar sobre os feminismos do século XXI, usando as lentes dessa obra que inspirou Simone de Beauvoir, Marguerite Duras e todas as gerações de feministas.
Produção: Irina Pampim Silva
Entrevistas e revisão: Cecília Honório
Gravação e fotografia: Catherine Boutaud
Som: Pedro Ivo Carvalho
Montagem: Paula Miranda
Veja o teaser aqui.
Faça a sua reserva aqui.