Instrumento de participação que visa reforçar a relação entre a população juvenil e o município, aproximando as políticas públicas e as necessidades, ambições e expectativas juvenis, numa interação entre eleitos, técnicos e cidadãos, sempre com o foco na procura de soluções para melhorar a qualidade de vida no nosso concelho.
O projeto iniciar-se-á numa escola-piloto, a Escola Secundária João de Barros, em Corroios, e terá lugar as seguintes etapas:
a) Apresentação prévia do projeto piloto à escola - direção, professores, delegados de turma e dirigentes da associação de estudantes.
b) Preparação e enquadramento
Conversa(s) entre um eleito da câmara municipal (presidente da câmara ou vereador), da junta de freguesia e os alunos da escola, com vista a explicar como se concebe e gere o território; a auscultar os jovens sobre a sua visão do futuro; e a sensibilizá-los para a importância da sua participação para a construção de um município melhor.
c) Primeira e segunda fases de trabalho
Os técnicos municipais, em conjunto com os alunos de cada turma de 10.º ano, farão a discussão da temática a abordar e dos projetos a desenvolver por cada turma. Cada grupo, apresenta o seu projeto à turma, onde haverá uma votação com vista à eleição do projeto de turma vencedor.
d) Apresentação dos projetos de turma vencedores e eleição do projeto da escola vencedor
Os projetos vencedores de cada turma, são apresentados e votados na escola em assembleia composta por todos representantes da comunidade escolar e da CM Seixal.
e) Apresentação do projeto vencedor ao executivo da câmara municipal
O projeto vencedor será apresentado ao executivo da câmara municipal que o validará e definirá um prazo para a sua concretização, assumindo assim o compromisso da autarquia para com os proponentes.
Público-alvo
Alunos do ensino secundário público do município.
Organização
Câmara Municipal do Seixal.