Agenda de Eventos

26.ª Mostra de Teatro Escolar
20 maio 2024 | Segunda-feira | 18.30 h - 7 junho 2024 | Sexta-feira | 22.00 h
Local: Em diversos locais do concelho

A Mostra de Teatro Escolar culmina um ano letivo de dedicação à arte dramática, dinamizado em 16 grupos de teatro escolar, somando cerca de 200 alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, apoiados pela Câmara Municipal do Seixal através do projeto Apre(e)nder o Teatro.

O projeto tem como objetivos contribuir para a formação de crianças e jovens mais criativos e participativos, incentivar a formação de grupos de teatro nas escolas e promover novos públicos na área cultural.

Neste ano letivo 2023-2024, o projeto envolveu oito escolas do 2.º e 3.º ciclos e quatro secundárias e incluiu a realização de 15 workshops de teatro em cada escola participante, em diversas áreas da arte teatral, e culmina com a Mostra de Teatro Escolar, que este ano decorre em estabelecimentos escolares e coletividades.

A iniciativa integra as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

A entrada é livre.

PROGRAMA

20 de maio, segunda-feira, 18.30 horas
Local: Escola Básica Pedro Eanes Lobato

Pedro Eanes Lobato, Um Grito pela Liberdade
Escola Básica Pedro Eanes Lobato
De: Ana Paula Capitão e Paula Garcia
Interpretação: Grupo Comedy Arte
Duração: 60 minutos
Sinopse
Teatro musical baseado em dois capitães de Abril que vivem uma crise de identidade para iniciar a revolução contra o Estado.
Através de uma máquina do tempo, são desafiados a visitar o passado, onde têm oportunidade de assistir à crise dinástica que levou à batalha de Aljubarrota.
Ficha técnica
Encenação: Ana Paula Capitão | Elenco: Ânia Alves; Ariana Matias; Beatriz Cesari; Beatriz Gonçalves; Beatriz Marques; Breuna Dissidi; Carolina Almeida; Cláudia Moreno; Diana Santos; Duarte Almeida; Leonor Guerreiro; Leonor Oliveira, Madalena Faustino; Mélanie Oliveira; Melissa Borges; Nelissa Silva; Rafael Fernandes; Vanessa Jesus | Luz e som: Lourenço Frederico.

22 de maio, quarta-feira, 21.30 horas
Local: Sociedade Filarmónica Operária Amorense

A Caminho da Liberdade
Escola Secundária Manuel Cargaleiro
De: Oficina de Expressão Dramática – Criação Coletiva
Interpretação: Oficina de Expressão Dramática
Duração: 60 minutos
Sinopse
Se há alguns anos me perguntassem o que era a liberdade, decerto que a resposta que teria para dar não seria tão completa, como a que eu tenho hoje. E, de certo modo, este facto só me faz ter cada vez mais a certeza que, por sua vez, daqui a alguns anos, a resposta que terei para dar será ainda mais completa do que a que tenho hoje. Afinal, a nossa liberdade muda, com o tempo, com o que aprendemos, com o que erramos, com o ambiente que nos rodeia, com as tentativas falhadas e com as tentativas bem-sucedidas de cada dia sermos uma pessoa melhor do que fomos ontem, com a vida. Liberdade é sermos nós mesmos, é sermos livres para aprender, sonhar, sentir, respeitar e sermos nós próprios.
Ficha técnica
Encenação: América Silva, Júlia Freire, Luís Esteves, Marina Nunes | Elenco: Alexandre Tanganha, Ana Fráusto, Ariana Rodrigues, Beatriz Coutinho, Carolina Luís, Diana Fontes, Diogo André, Emanuele Oliveira, Gonçalo Nsimba, Iara Cunha, Isabel Pinela, Isadora Diniz, Jenifer Lopes, Jovânia José, Luiza Leite, Margarida Cruz, Matheus Linhares, Maria Coelho, Núria Pereira, Rayssa Souza, Sara Lizardo, Viviane Andrade | Som: Jorge Silva.

24 de maio, sexta-feira, 21.30 horas
Local: Escola Básica Carlos Ribeiro

A Liberdade Está a Passar por Aqui
Escola Básica Carlos Ribeiro
De: Grupo SempremCena
Interpretação: Grupo SempremCena
Duração: 40 minutos
Sinopse
Um grupo de cidadãos chega com a notícia de uma revolução em Lisboa. Toda uma povoação, que vive oprimida pela ditadura, desperta para uma nova realidade…
Ficha técnica
Encenação: Artur Dinis, Clara Sousa, Paulo Rodrigues | Elenco: Afonso Ramos, Carolina Jóia, Elisa Tavares, Inês Santos, Lavinya Pereira, Leonor Valido, Mafalda Marucho, Marco Gomes, Núria Marques, Rodrigo Neves, Sofia Santos | Cantores: Beatriz Luís, Carolina Abreu, Irina Silva, Joana Peixoto, Márcia Dias, Maria Ferreira | Músico: Daniel Pinto | Luz e som: Rodrigo Salsinha.

29 de maio, quarta-feira, 21.30 horas
Local: Sociedade Filarmónica Operária Amorense

Noite de Anões
Escola Básica Dr. António Augusto Louro
De: José Jorge Letria
Interpretação: Clube Teatro da EBAAL
Duração: 40 minutos
Sinopse
Esta peça decorre no séc. XVII ou XVIII a caminho de Santiago de Compostela. É uma tragicomédia que incide na história de Portugal que nos faz olhar para o tempo com as suas incertezas, contradições, divididas em promessas e ameaças, oscilando em angústia e esperança. «Os anões da intolerância, do obstáculo, da mesquinhez, da intriga, da mediocridade e da vileza» (fragmentos retirados do prefácio de Luís Francisco Rebello à obra «Noite de Anões»).
Ficha técnica
Encenação: Clube Teatro da EBAAL | Elenco: Artur Trindade, David Almeida, Duarte Lopes, Filipa Pires, Gustavo Gonçalves, Inês Soares, Íris Gonçalves, Lara Ribeiro, Rafaela Branco, Rafael Duarte e Rodrigo Gonçalves.

Opressão Dá Revolução
Escola Secundária de Amora
Excerto da obra de José Saramago «O Ano da Morte de Ricardo Reis»
Interpretação: Grupo En(cena)
Duração: 45 minutos
Sinopse
Cena de interrogatório na PIDE, adaptada de «O Ano da Morte de Ricardo Reis» e inspirada na Revolução do 25 de Abril de 1974, com palavras de ordem e música.
Ficha técnica
Encenação: Grupo En(cena) e Artur Dinis | Elenco: Ana José, Afonso Susini, Daniel Fernandes, Luana Afonso, Luna Coutinho, Rafaela Vital e Grupo de Percussão da ESA | Luz e som: Eduardo Barbosa.

30 de maio, quinta-feira, 15 horas
Local: Sociedade Filarmónica Operária Amorense

O Rapaz de Bronze
Escola Básica da Cruz de Pau
De: Sophia de Mello Breyner Andresen
Interpretação: Grupo Encant’Arte
Duração: 45 minutos
Sinopse
Num jardim cheio de flores coloridas e com uma bela estátua de bronze, vivem-se aventuras maravilhosas assim que a noite cai. É nessa altura que a estátua e as flores ganham vida, dando asas à sua liberdade.
Ficha técnica
Encenação: Margarida Bandeira | Elenco: Catarina Fernandes, Constança Ferreira, Daniela Andrade, Elderson Pina, Elvira Azizova, Eva Pica, Inês Pereira, Isaac Faria, Isabela Ribeiro, João Pedro Tavares, Mafalda Costa, Patrícia Serra, Rafaela Almeida | Som: Lanna Santos | Luz: João Paulo Varges e Marta Cunha.

30 de maio, quinta-feira, 21.30 horas
Local: Sociedade Filarmónica Operária Amorense

Crónicas de Uma Escritora Errante numa Vila Desinteressante (Um Nome Tão Fraquinho como Outro Qualquer)
Escola Secundária Dr. José Afonso
De: Sara Nuno
Interpretação: Núcleo de Teatro do Secundário
Duração: 50 minutos
Sinopse
Num café de uma vila desinteressante, uma escritora encontra inspiração para a sua novela, nos muitos conflitos que recheiam o dia-a-dia dos clientes que o frequentam.
Ficha técnica
Encenação: Sara Nuno e José Sebastião | Elenco: Joana Ferreira; Ana Simão; Felipe Pamplona; Sara Nuno; Jéssica Cortegaça; Rafaela Cortegaça; Diana Santos; Carlos Saldanha; Afonso Ferreira; Joana Silva; Sofia Loureiro; Jordy Évora; Matilde Brandão.

31 de maio, sexta-feira, 19.30 horas
Local: Escola Secundária João de Barros

Fronteira
Escola Secundária João de Barros
De: Maria Domingues (adaptação do conto «Fronteira», de Miguel Torga)
Interpretação: Grupo Os Ophiússa
Duração: 30 minutos
Sinopse
Em Fronteira, a população vivia do contrabando com a vizinha Espanha, o que era proibido. Quem o fizesse era perseguido pelas autoridades. Um dia chegou a Fronteira um guarda novo, muito zeloso do seu ofício e que se apaixonou por uma contrabandista. Começaram a namorar, mas ele dizia que se a apanhasse no contrabando não lhe perdoaria. Na noite da véspera de Natal, o guarda deteve-a, porque pensava que ela vinha «prenha» de mercadorias. Afinal, ela estava grávida dele. Então, ele deixou de ser guarda e tornou-se contrabandista. A peça aborda temas como vigilância, controlo, a perseguição e resistência, à medida que as personagens lutam pela sua subsistência, liberdade e integridade, num mundo em que o pensamento livre é um crime.
Ficha técnica
Encenação: Artur Dinis e Os Ophiússa | Elenco: Daniel Rodrigues, Francisco Varela, Félix Silva, Leonor Costa, Leonor Pinto, Laura Marques, Margarida Cardoso e Sara Oliveira | Som: Maria Domingues | Luz: Fátima Borges | Adereços/cenografia/figurinos: Fátima Borges e Maria Domingues.

31 de maio, sexta-feira, 21.30 horas
Local: Sociedade Filarmónica Operária Amorense

O Tesouro
Escola Básica Paulo da Gama
De: Manuel António Pina
Interpretação: Grupo de Teatro da Paulo da Gama
Duração: 40 minutos
Sinopse
«O Tesouro» conta a história do 25 de Abril às crianças e fala de factos, de sentimentos e dificuldades, da procura da cidadania e da liberdade.
Ficha técnica
Encenação: Antónia Coimbra, Leonor Beleza | Elenco: Afonso Roldão, Carlos Gouveia, Daniel Domingues, Débora Pereira, Eva Rodrigues, Inês Alves, Inês Najem, Iris Ladeira, Joana Rodrigues, João Costa de Queiroz, Kelly Coxi, Lucas Lima, Luís Costa de Queiroz, Maria Figueiredo, Mariana Portugal Pereira, Mia Cristo Santos, Sara Fernandes.

1 de junho, sábado, 15 horas

Local: Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho

Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades
Escola Básica de Vale de Milhaços
Duração total: 60 minutos (duas peças)
De: Grupo O Poder da Liberdade
Interpretação: Grupo O Poder da Liberdade
Sinopse
Esta peça leva-nos a uma viagem entre dois tempos distintos. Por um lado, o presente, quando o aniversário do 25 de Abril é tema de uma aula, despertando emoções diferentes nos jovens alunos. Depois das aulas, em casa do avô, estes descobrem um pouco mais sobre os tempos antigos. Por outro lado, o passado surge com muitas referências aos papéis e normas tradicionais. No final, fica uma lição muito importante: juntos somos mais fortes!
Ficha técnica
Encenação: Vanda Barreiras, Artur Dinis | Elenco: Débora Sá, Leonor Fontinha, Mafalda Taia, Maria Inês Ferreira, Maria Luísa Chitas, Matilde Sousa, Pedro Isidoro, Pedro Torres, Rafael Borges, Tiago Ferreira, Vicente Rita.

A Nossa Grande Revolução
De: Grupo Vale em Revolução
Interpretação: Grupo Vale em Revolução
Sinopse
Mariana, uma adolescente mimada e irresponsável, entra em coma após um acidente. Na mente, é transportada para uma ditadura passada, em que descobre a resistência e ajuda a planear uma revolução. Enquanto o ditador fortalece a repressão, Mariana e os seus aliados lutam pela liberdade, usando um poema como senha. O seu destino e o da nação pendem na balança durante a luta contra o ditador. O desfecho, incerto, é uma busca pela liberdade.
Ficha técnica
Encenação: Vanda Barreiras, Artur Dinis | Elenco: Afonso Farias, Ana Medeira, Catarina Raposo, Duarte Santos, Filipa Direitinho, Gonçalo Diogo, Guilherme Valença, Inês Nunes, Isabela Ribeiro, Joana Oliveira e Miguel Duarte.

3 de junho, segunda-feira, 21.30 horas

Local: Sociedade Filarmónica Operária Amorense

Escola Secundária José Afonso

Waiting…
De: English Reading Club (ERC)
Interpretação: English Reading Club (ERC)
Duração: 20 minutos
Sinopse
Uma idosa chega a uma paragem de autocarro num dia de chuva movimentado e enquanto espera vai recordando momentos da sua vida e um amor de juventude.
Ficha técnica
Encenação: Fátima Sousa | Elenco: Rodrigo Couto, Nátaly Vargas, Denzel Cruz, Inês Marques, Maria Clara Silva, Matilde Couto, Íris Bastos, Tomás Santos | Luz e som: Vicente Namorado.

O Mundo dos Fora Dali
A partir da peça «A Comunidade do Arco-íris», de Caio Fernando Abreu
Interpretação: Núcleo de Teatro do 3.º Ciclo
Duração: 45 minutos
Sinopse
A vida de uma comunidade de gente autêntica vê-se perturbada pela chegada de três intrusos com intenções misteriosas.
Ficha técnica
Encenação: José Sebastião | Elenco: Catarina Ferreira; Constança Araújo; Francisco Ribeiro; Kiara Cá; Teresa Fernandes; Yuri Jordão; Vicente da Luz; Aline Miranda; David Torrão; João Martins.

5 de junho, quarta-feira, 21.30 horas
Local: Sociedade Filarmónica Operária Amorense

O Arco da Liberdade
Escola Básica Nun’Álvares
Original realizado por alunos e técnicos/professores
Interpretação: Grupo Escuridão e um Ponto de Luz
Duração: 90 minutos
Sinopse
«O Arco da Liberdade» é uma peça de teatro que narra a jornada de um grupo de alunos que, ao longo de um dia escolar, são desafiados pelos seus professores a refletir e a expressar o significado de liberdade. Viajando pelas aulas de Português, Educação Visual e Música, os alunos entram numa jornada artística que os leva a pensar sobre o longo caminho que foi necessário para que hoje possam viver em liberdade. Explorando a literatura, entrelaçada em textos e poemas, experimentando tintas e pincéis que dançam sobre telas, e escutando acordes que ecoam na sala de música, o grupo de alunos descobre que a liberdade pode ser expressa de várias maneiras.
Ficha técnica
Encenação: Artur Dinis, Cláudia Loureiro e Thaiana Barbosa | Elenco: Amilsa Tavares; Charle Santo; Cleiton Mendes; Daniel Pontes; Edinaldo Dantas; Eykmildo Nascimento; Gicel Marcelo; Gilson Vaz; Hediany Pontes; João Guarita; Joseph Bassali; Kélvio Vaba; Isabel Lucas; Mayra Andrade; Nicleyse Espírito; Ruana Furtado; Vasco Castro | Apresentadores: Carlos Gonçalves; Gustavo Antunes | Luz e som: Harjot Dadra, Mathieu Bassali.

6 de junho, quinta-feira, 21.15 horas
Local: Escola Secundária João de Barros

O Primeiro Dia ou a Máquina OPD-25a-74
Escola Secundária João de Barros
De: Grupo de Teatro Aikedrama e Ana Guerra
Interpretação: Grupo de Teatro Aikedrama
Duração: 50 minutos
Sinopse
A máquina que vem revolucionar o mundo tecnológico – OPD-25a-74, traz à cena personagens estranhamente próximas de todos nós, personagens que conquistam «liberdades», que viajam no tempo, num tempo que arrasta memórias, datadas ou imprecisas. Uma máquina robotizada que põe em evidência o melhor que os nossos jovens empreendedores e cientistas criam, com imaginação e mestria. A máquina OPD-25a-74 transporta-nos para um universo, assustadoramente real, em que tudo pode acontecer... até uma revolução.
«Na vida há um primeiro dia para tudo. Há sempre um primeiro dia. Logo, todos os dias são o dia! Um dia – uma oportunidade para a evolução, para o conhecimento, para a felicidade mas…, também, há o dia que nasce para a ignorância, para a indiferença, para o desastre, para o monstruoso… Enfim, luz e sombra, verdade e mentira, guerra e paz. O mais importante – o primeiro dia é sempre o caminho e a oportunidade. O mesmo será dizer – o primeiro dia é hoje.»
Ficha técnica
Encenação: Grupo de Teatro Aikedrama e Ana Guerra | Elenco: Bernardo Nalha; Diana Cardoso, Diana Fernandes, Diogo Pereira; Lourenço Preto; Hugo Meneses, Maria Torres, Miriam Cardoso, Nairah Sequeira | Luz e som: Diogo Pereira.

7 de junho, sexta-feira, 21 horas
Local: Escola Secundária João de Barros

Filas de Sonhos
Escola Básica de Corroios
Adaptação a partir do texto «Filas de Sonhos», de Rita Sineiro.
Interpretação: Teatro & Teatro – Escola Básica de Corroios
Duração: 60 minutos
Sinopse
Um trabalho com dedicatória a todos os que se retiram do seu lugar e procuram desesperadamente outros lugares. Aqueles que, apesar dos sonhos, acabam por retirar-se da vida em qualquer sítio ou num qualquer mar. Retiram-se forçados pela fome, fugindo da miséria, ou empurrados pelos conflitos dos poderosos, que muitas vezes encontram justificação nas religiões que pregam precisamente o contrário. Gentes anónimas levam no rosto a fome e o medo, numa odisseia que, muitas das vezes, termina em campos cercados de arame, vigiados, que os reduz a prisioneiros de medos e incertezas.
Mas há o sonho de uma vida melhor, o sonho de uma vida no respeito pela condição humana. Mas há sempre o sonho, nem que seja apenas o sonho, na grandeza de uma fila que os leve de regresso a casa.
Ficha técnica
Encenação e espaço cénico: Manuel João e Carla Meira | Elenco: Ana Carolina Borja; Ana Maria Leitão; Caroline Gonçalves; Chelton Nhaca; Daniel Dantas; Daniela Correia; Djamila Fernandes; Inês Ferreira; Isabela João; Joana Albuquerque; Jorge Bumba; Júlia Borja; Laura Mascarenhas; Leonor Palma; Margarida Patrício; Rafaela Amaral; Rita Rosado; Rodrigo Costa; Stephany Silva | Luz e som: Manuel João | Figurinos: Carla Meira.

+351 212 276 700
(chamada para a rede fixa nacional)

Siga-nos!

Câmara Municipal do Seixal
Alameda dos Bombeiros Voluntários, n.º45
2844-001 Seixal - Portugal
© 2024 Câmara Municipal do Seixal
Image