Exposição de Manel Alma, integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
A inauguração realiza-se no dia 22 de junho, sábado, às 16 horas.
A entrada é livre.
De 22 de junho a 27 de julho
Horário
De terça-feira a sábado, das 15 às 19 horas.
Catálogo da exposição – PDF [378 KB]
50 anos após o 25 de Abril de 1974 a Câmara Municipal do Seixal orgulha-se de, também na área das artes plásticas, ter sido pioneira e ter percorrido e desbravado caminhos de modo consistente, coerente, regular e harmonioso, o que tem permitido o desenvolvimento das artes visuais no concelho do Seixal, ao fomentar e apoiar o associativismo artístico e os seus agentes; ao incentivar e envolver a comunidade escolar e a população na conceção e fruição das diversas atividades desenvolvidas; ao construir e colocar à disposição da população os mais diversos equipamentos culturais e ao produzir e patrocinar, com regularidade e persistência, um amplo, diversificado e dinâmico conjunto de atividades, formativas e de lazer.
Porque defender a cultura é uma das mais inadiáveis formas de fazer ouvir todas as vozes.
Manel Alma, o autor que temos o prazer de apresentar, pinta e desenha desde muito cedo a observar a sua mãe, Cidália Rodrigues, no ateliê em volta de materiais, texturas, cores e cheiros.
Licenciado pelo IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, em Design de Comunicação, após os estudos académicos viaja para Barcelona para trabalhar na área das artes gráficas, cidade onde encontrou um mundo de oportunidades para explorar o seu trabalho artístico e deixar-se absorver pela riqueza cultural multifacetada de Barcelona, onde participa em várias exposições coletivas.
Volta para Portugal para continuar uma experiência ilustrativa no mundo de motion graphics.
A sua produção artística expressa-se por diferentes estilos que se foram orientando na busca de uma voz original no mundo da arte, recorrendo a imagens e a formas do quotidiano.
Nas suas pinturas o que importa é a imaginação que de lá se pode retirar.
Paulo Silva
Presidente da Câmara Municipal do Seixal
A exposição oferece ao público a oportunidade de testemunhar a evolução técnica, estética e temática da minha obra, além de compreender a conexão com a minha terra natal e a influência da arte na minha vida, ao mesmo tempo que celebra a retrospetiva do meu percurso como artista.
Inspirado pela sensibilidade e criatividade da minha mãe, encontrei na arte uma forma de expressão autêntica e um refúgio para a alma. A Galeria Municipal de Corroios, palco da exposição, assume um papel simbólico importante, representando as raízes e o ambiente que gerou o meu talento.
A paleta de cores caracteriza-se pela riqueza e vibração, refletindo a exuberância da natureza e a alegria de viver. Os temas recorrentes exploram a beleza do quotidiano, as relações humanas, as emoções e a busca pelo significado da vida. A figura humana, presente em muitas das obras, serve como um canal para expressar sentimentos e questões existenciais.
Manel Alma
Informações: 210 976 105 ou