O Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, que se celebra a dia 25 de novembro, instituído pela ONU, é uma data de mobilização global para a reflexão e o combate à violência de género. Esta data simboliza a resistência contra todas as formas de violência e discriminação que impactam desproporcionalmente as mulheres, destacando a urgência de promover sociedades mais inclusivas e seguras.
Em 2024, a Divisão Policial do Seixal da PSP registou 400 denúncias de violência doméstica.
A violência contra as mulheres é uma violação dos direitos humanos, e a sua erradicação exige o envolvimento de todos. Por isso, e para a assinalar esta data, a Câmara Municipal do Seixal, em parceria com as entidades externas que integram o Conselho Consultivo para a Igualdade de Género e Oportunidades – CONCIGO e o grupo de trabalho da Estrutura de Apoio à Vítima da CRIAR-T, e com as unidades orgânicas da autarquia que integram o Grupo Igual para Igual, organizou um programa com iniciativas que apelam à participação de todos.
Participe. E não se esqueça, a violência doméstica é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva.
A iniciativa integra as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
Programa
9.30 horas
Flash mob no átrio dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal
Uma força coletiva para acabar com a violência de género, com a participação da Associação Via Urbana.
10.30 horas
Arte pela Igualdade: Inspirando o Fim da Violência contra as Mulheres
Conversa sobre o papel da arte na sensibilização e transformação social, com a partilha de experiências e abordagens artísticas que procuram inspirar o respeito, a igualdade e o fim da violência.
A iniciativa conta com a participação de figuras relevantes da cultura e da sensibilização social como a atriz Melânia Gomes, a bailarina e coreógrafa Catarina Câmara e a ilustradora Sara Malafaia. A moderação está a cargo de Ricardo Loureiro, da CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.
Local: Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal.
18 horas
Flash mob nas estações de comboios da Fertagus nos Foros de Amora e no Fogueteiro
Flash mob que termina com uma intervenção pública, para disseminação da mensagem por toda a comunidade.
Durante a ação, serão distribuídos panfletos informativos, com dados e recursos sobre o apoio às vítimas de violência de género.