Juventude Saarauí: o Presente do Futuro de Um Povo Ocupado
Por Eloy Domínguez Serén
Documentário | Suécia, Noruega, Alemanha | 2018 | 88 minutos
Temas: juventude, campo de refugiados.
Apoio: Porto/Post/Doc: Film & Media Festival
Classificação etária: M/ 12 anos
Sinopse
Com vitalidade, humor e situações inesperadas, este filme pinta um retrato incomum de um grupo de jovens amigos que vivem num campo de refugiados no meio do deserto do Saara. Um campo minado e a segunda maior muralha militar do mundo separam este grupo de amigos da sua terra natal, de que apenas ouviram falar nas histórias dos seus pais. São «sarauís» e foram abandonados neste campo de refugiados no meio do deserto pedregoso desde que Marrocos os expulsou há quarenta anos do Saara Ocidental.
Presos algures entre a vida e a morte, Sidahmed, Zaara e Taher recusam-se a ser incomodados por isso. Passam os dias a consertar carros que não podem levar para nenhum lugar, a lutar sem resposta por mudanças políticas e juntos usam o poder da criatividade e da diversão para denunciar a realidade ao seu redor e para se expandirem além dos limites do acampamento.
FiSahara
Criado em 2003 por gente do povo saarauí, o FiSahara – Festival Internacional de Cinema do Saara Ocidental é um festival anual de arte cinematográfica e cultura de direitos humanos, que busca entreter e capacitar aquele povo através do cinema, bem como aumentar a consciencialização internacional sobre a ocupação e repressão marroquina no Saara Ocidental.
A entrada é gratuita, sujeita a reserva antecipada através do formulário online (70 % da lotação) e na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal (restante lotação), no dia do evento.
Informações: