

De Saharawi Voice e RåFILM.
Saara Ocidental, Suécia | 2024 | Documentário | 90 minutos | M/ 12 anos
Sinopse
No deserto do Saara a voz de uma das maiores cantoras do norte da África ainda ecoa. Uma voz que deu esperança a uma luta esquecida
A vida e a música de Mariem Hassan foram profundamente afetadas pela tragédia sofrida pelos saarauís ao longo do período colonial, que continua até aos dias de hoje. As suas canções receberam conforto e esperança, e foram usadas como ferramenta na luta pela independência da última colónia de África, o Saara Ocidental.
O título «Haiyu» – que significa «encorajar» em árabe – reflete tanto o espírito rebelde de Mariem quanto a determinação coletiva de um povo na sua luta contínua por um Saara Ocidental livre.
FiSahara
Criado em 2003 por gente do povo saarauí, o FiSahara – Festival Internacional de Cinema do Saara Ocidental é um festival anual de arte cinematográfica e cultura de direitos humanos, que busca entreter e capacitar aquele povo através do cinema, bem como aumentar a consciencialização internacional sobre a ocupação e repressão marroquina no Saara Ocidental.
A iniciativa integra as comemorações do 51.º aniversário do 25 de Abril.
A entrada é gratuita, sujeita a reserva antecipada através do formulário online (70 % da lotação) e na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal (restante lotação), no dia do evento.
Informações: