Entre os dias 20 e 22 de maio, o Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal apresenta um conjunto de sessões cinematográficas de entrada gratuita.
As sessões integram o Ciclo de Cinema Necessário – Processos de Luta e Independência e as comemorações do 51.º aniversário do 25 de Abril.
No dia 20 de maio, terça-feira, às 21.30 horas, é apresentado o documentário «Kuxa Kanema – O Nascimento do Cinema», de Margarida Cardoso, que narra a história do Instituto Nacional de Cinema de Moçambique (INC), dos seus filmes e das pessoas que lhe estão ligadas.
Já no dia 21 de maio, quarta-feira, às 21.30 horas, é exibido o drama «Nome», de Sana Na N’hada, realizador guineense, que revisita a memória da Guerra Colonial e da sua juventude na luta contra o exército português. Com estreia mundial no L'Acid em Cannes, o filme faz uma abordagem poética e ficcional acompanhada por imagens de arquivo da época.
No último dia do ciclo de cinema, a 22 de maio, quinta-feira, às 21.30 horas, pode ainda assistir ao documentário «Mário», de Billy Woodberry, que segue a história e o legado de Mário Pinto de Andrade, fundador do MPLA, pensador e ativista pan-africano, cuja missão crítica nos movimentos de libertação africanos dos anos 1960 e 1970 lançou as bases para a identidade e representação das nações africanas recém-formadas após a colonização europeia.
As entradas são gratuitas, mas sujeitas a inscrições prévias através de formulário online de cada sessão.
Juntos, cumprimos Abril.