O Seixal recebe uma nova edição do FiSahara – Festival Internacional de Cinema do Saara Ocidental, entre os dias 25 e 27 de setembro, às 21.30 horas, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal.
Este ciclo de arte cinematográfica e cultura de direitos humanos é de entrada gratuita, sendo necessário reserva prévia através do formulário online.
No primeiro dia, a 25 de setembro, é exibido o documentário Haiyu – A Cantora Rebelde Mariem Hassan e a Sua Luta por Um Saara Livre, de Saharawi Voice e RåFILM, retratando o impacto da vida e música de Mariem Hassan, que foi afetada pela tragédia sofrida pelos saarauís ao longo do período colonial.
A 26 de setembro é apresentado o filme Salam, de Agustina Willat García, que narra o exílio do povo saarauí há quase meio século no deserto mais árido do continente africano. Neste local existe uma escola de cinema, onde um grupo de jovens cineastas trava uma batalha contra o esquecimento.
O encerramento do festival, no dia 27 de setembro, conta com a reprodução do filme The Runner, de Saeed Taji Farouky, que explora a resistência, procurando narrar a história de um campeão de corrida de fundo, cuja viagem o transformou de atleta em símbolo de um movimento de libertação nacional.

