O Espaço Memória – Tipografia Popular do Seixal acolheu esta sexta-feira, dia 8 de março, às 17.30 horas, a investigadora Ana Luisa Sonsino no ciclo de palestras Tipografando, que abordou a obra «O Espelho de Cristina», de Christine de Pizan.
O encontro teve a presença da vereadora Liliana Cunha, da presidente da União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires, Maria João Costa, e integra as comemorações do Dia Internacional da Mulher e dos 50 anos do 25 de Abril. Na iniciativa houve ainda uma apresentação encenada por Eduardo Palaio.
Ana Sonsino é investigadora, colaboradora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa; membro da equipa do projeto Female Power and Patronage: Portugal, France, Burgundy, 13th– early 16th, do Centro de História da mesma universidade; membro do projeto Corpus de Textos Antigos em Português até 1525 e da equipa para a Edição Crítica e Genética das obras de Camilo Castelo Branco.
«O Espelho de Cristina» foi um livro impresso em Portugal nos primórdios da tipografia, por iniciativa da rainha D. Leonor, no século XVI. A autora, Christine de Pizan, nasceu em Veneza por volta de 1364, mas passou a maior parte da sua vida em Paris. Foi a primeira escritora profissional a viver da sua escrita e a primeira mulher a redigir tratados por e para as mulheres.