A exposição intitulada Matéria / Ação: Escultura e vídeo dos anos 1960 e 1970 vai estar patente na Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, de 13 de abril a 17 de agosto de 2024, e integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves.
Com curadoria de Joana Valsassina, a exposição Matéria / Ação reúne um conjunto de esculturas das décadas de 1960 e 1970 que permite reconhecer aspetos centrais às práticas artísticas associadas à escultura abstrata britânica, ao minimalismo norte-americano e, sobretudo, ao pós-minimalismo e à arte processual que marcaram o final dos anos 1960 e o início dos anos 1970, com profundas consequências para as gerações seguintes.
As obras escultóricas são apresentadas em diálogo com trabalhos em vídeo do mesmo período, evidenciando pontos de contacto e interferências entre os dois campos de criação que se desenvolveram, em grande medida, a par e par.
São apresentadas obras de Ana Mendieta, Ângelo de Sousa, Armando Alves, Bruce Nauman, Charlotte Posenenske, Hannah Wilke, Joan Jonas, João Machado, Reiner Ruthenbeck, Richard Serra, Yvonne Rainer e Zulmiro de Carvalho.
A exposição é de entrada livre e pode ser visitada de acordo com os horários de funcionamento da Oficina de Artes Manuel Cargaleiro:
- Horário de inverno | De outubro a maio, de terça-feira a sábado, das 10 às 12.30 e das 14 às 17 horas.
- Horário de verão | De junho a setembro, de terça-feira a sábado, das 10 às 12.30 e das 14 às 18 horas.
Encerra aos domingos, feriados e segundas-feiras.